PIONEIRISMO

Primeira militar brasileira passa a integrar missão de paz da ONU no Mali

Oficial da FAB contribui com a logística para a manutenção da paz na região
Publicada em: 26/05/2023 10:37
Imprimir
Fonte: EMAER, por Tenente Iamara Rocha
Edição: Agência Força Aérea

A Tenente-Coronel Intendente Lislaine Link, da Força Aérea Brasileira (FAB), é a primeira militar brasileira a compor o quadro internacional da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), Missão, que até então, não contava com a presença de militares brasileiros.  

No dia 22 de fevereiro, a Oficial desembarcou na cidade de Bamako, capital do Mali, para assumir a função de Oficial de Suprimento, responsável pelos assuntos relativos à alimentação dos contingentes militares e policiais.

Como Oficial de Suprimento, a militar da FAB é o ponto focal de todos os contingentes da MINUSMA, no que concerne à alimentação. Desse modo, sua principal função é fornecer orientação técnica e suporte em relação a tarefas operacionais, tais como: requisição de gêneros alimentícios, recebimento e estocagem de gêneros, gerenciamento de reserva de emergência e segurança alimentar. A militar também faz parte da equipe responsável por realizar inspeções, além de auxiliar nos treinamentos desses contingentes militares e policiais para trabalharem em conformidade com os padrões estabelecidos pela ONU.

A Oficial sempre almejou participar de uma Missão de Paz, mas outras oportunidades, igualmente desafiadoras, fizeram parte de sua história. Até que em 2022 surgiu a chance de integrar a tão sonhada missão, na MINUSMA. Naquele ano, a militar participou dos treinamentos preparatórios obrigatórios, para então ser desdobrada no terreno em 2023.

Segundo a Tenente-Coronel, a experiência tem sido fantástica tanto em termos profissionais quanto pessoais. Ela também menciona como o contato com militares, policiais e civis de diferentes países tem mudado suas perspectivas, levando-a a refletir sobre o que realmente importa na vida. Atividades que antes pareciam comuns e simples agora são vistas como extraordinárias diante da realidade que presencia no Mali.

“Os desafios em atuar em um ambiente operacional de conflito real, em que as tropas desdobradas nas mais remotas localidades do Mali dependem de uma logística eficiente e confiável, proporciona oportunidade de obter lições aprendidas valiosas para eventual aplicação no âmbito das Forças Armadas brasileiras, bem como desvelar a Bandeira do Brasil perante à comunidade internacional”, ressaltou a Oficial.

Histórico

A Missão Multidimensional Integrada para Estabilização das Nações Unidas do Mali é uma missão de manutenção da paz. A MINUSMA foi criada em 25 de abril de 2013 pela Resolução 2100 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para estabilizar o país após a rebelião dos tuaregues em 2012. 

Fotos: Arquivo pessoal